Aspectos avaliativos do desenvolvimento infantil na atenção básica: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17696/2318-3691.27.1.2020.1462Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil; Atenção Primária à Saúde; Saúde da CriançaResumo
Introdução: O acompanhamento ofertado aos bebês potencializa o seu desenvolvimento. Objetivos: revisar na literatura atual como acontece a vigilância da saúde do bebê na atenção básica (AB) no Brasil, os métodos avaliativos utilizados pelos profissionais que trabalham com o público infantil e como é realizado o encaminhamento dos bebês com atraso no desenvolvimento infantil para o atendimento especializado. Métodos: revisão integrativa com busca nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Cochrane CENTRAL, LILACS, PEDro, Scielo, Google Acadêmico, do início das bases até setembro/2018. A busca utilizou os descritores “vigilância da saúde da criança”, “puericultura”, “desenvolvimento infantil”, “atenção básica” e “atendimento especializado”, associados a seus termos sinônimos e seus equivalentes em inglês. Resultados: foram encontrados 130 estudos, dos quais 32 foram selecionados para análise detalhada, e, desses, oito foram incluídos na revisão. Verificou-se que as práticas mais comuns são a avaliação do crescimento e orientações aos pais. A utilização de testes específicos para o desenvolvimento não é uma prática comum na AB. Acerca do encaminhamento para o serviço especializado, os artigos que abordam o tema não deixam claro como é feito tal processo. Conclusões: No Brasil, não há uma avaliação precoce criteriosa do desenvolvimento neuropsicomotor infantil, nos serviços de AB, bem como os bebês somente são encaminhados quando lesão neurológica ou atraso são evidentes.
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