Avaliação da Síndrome de Burnout entre estudantes do último ano de um curso de medicina do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17696/2318-3691.26.1.2019.1207Resumo
Introdução: Estudantes de medicina estão cada vez mais suscetíveis ao desenvolvimento de agravos relacionados à saúde mental. Um importante agravo que deve ser investigado durante a formação médica é a Síndrome de Burnout. Sintomas próprios da síndrome, como a exaustão emocional, muita das vezes não são reconhecidos com tal, podendo agravar o quadro já instalado no estudante. Objetivo: Avaliar a ocorrência da Síndrome de Burnout no período de formação profissional dos graduandos do último ano de um curso de medicina. Casuística e Métodos: Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa realizada por meio de questionário sociodemográfico e pelo Instrumento de avaliação de Burnout “Maslach Burnout Inventory for students (MBI-SS)”, aplicados aos acadêmicos do último ano de um curso de medicina da cidade de Goiânia, Goiás, Brasil. Foi confeccionado um banco de dados, sendo realizadas análises descritivas, teste t de Student e o teste de análise de variância (ANOVA). Resultados: Foram pesquisados 81 estudantes do último ano do curso de medicina, sendo 42% do sexo masculino e 58% do sexo feminino. Um total de 67,9% tinha idade entre 21 e 25 anos, eram solteiros (95,1%), com baixo envolvimento religioso (38,3%) e praticavam atividade física regularmente (71,6%). Os escores da escala MBI-SS foram respectivamente: exaustão emocional (4,21±1,063), descrença (3,02±1,402) e satisfação pessoal (4,28±0,885). As análises demonstraram que aqueles que participaram de iniciação científica tiveram uma melhor satisfação pessoal (4,73±0,78) e menor escore em relação à descrença (3,43±1,27). Aqueles que tiveram experiência de doença grave pessoal apresentaram escore mais alto em exaustão (4,50±0,71). Conclusão: Os alunos pesquisados não apresentaram escores que indicam a ocorrência da Síndrome de Burnout. Os escores apresentaram-se moderados em exaustão emocional e descrença, mas altos em satisfação pessoal, não caracterizando assim a síndrome neste grupo de alunos. Diante da relevância dos resultados apresentados, é importante que as instituições de ensino voltem sua atenção à questão da prevalência da Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina.
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