Acidentes por motocicleta e fatores associados à condição de habilitação dos condutores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17696/2318-3691.26.2.2019.1500

Palavras-chave:

Condução de Veículo; Prevalência; Acidentes de Trânsito

Resumo

Introdução: os acidentes de transporte terrestre representam importante causa de morbimortalidade sendo as motocicletas, os veículos mais envolvidos nas ocorrências. Nesse sentido, ganha relevância o condutor e sua preparação em conduzir o veículo por meio da habilitação. Objetivo: verificar a prevalência de acidentes em condutores de motocicleta e os fatores associados à condição de habilitação. Métodos: estudo transversal, com abordagem quantitativa, tendo amostra composta por 281 pacientes selecionados de forma não probabilística em um Hospital Universitário do sertão pernambucano, no período de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário face a face. Foram utilizadas variáveis relacionadas às vítimas e ao acidente. Resultados: A maioria dos pacientes era homem (91,5%), com média de idade de 34,7 anos, casados ou em união estável (50,2%), e com filhos (68,7%). A maioria dos acidentes ocorreu no turno da noite (41,3%). As motocicletas tinham cilindrada igual ou superior a 125 (88,1%) e os condutores eram os proprietários do veículo (79,0%). Mais da metade dos condutores era inabilitada (58,7%). Com relação a esse grupo sobressaiu a baixa escolaridade (74,8%), a queda (48,7%) como causa principal do evento e a zona de ocorrência rural (68,9%). Para os habilitados, predominaram as colisões (64,6%) e a zona de ocorrência urbana (57,7%). Conclusão: Os acidentes envolvendo motocicleta apresentam alta prevalência em homens adultos-jovens, não habilitados, havendo diferença significativa para baixa escolaridade, a renda mensal inferior a um salário mínimo, a ocorrência zona rural. Nos dois grupos, os veículos utilizados eram motocicletas de 125 cilindradas ou mais, sendo os condutores os proprietários do transporte.

Biografia do Autor

  • Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

    Doutora em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2018). É Professora Adjunta do Colegiado de Enfermagem da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Foi Coordenadora Setorial de Extensão e Cultura da UPE Campus Petrolina entre junho de 2017 e agosto de 2018. É representante da UPE no Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) da VIII Região de Saúde de Pernambuco. É pesquisadora e Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UPE Campus Petrolina - GPESC/UPE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Economia da Saúde e desenvolve pesquisas nas áreas de acidentes e violênciaspus Petrolina

  • Rosana Alves de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

    Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana/BA (2015), Doutora em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é professora assistente do colegiado de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Petrolina, nas disciplinas de Paciente Crítico e Cuidar de Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso. Tem experiência na área de pediatria, neonatologia, clínica médica-cirúrgica adulto e pediátrica, com ênfase em Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva e Emergência. Linhas de pesquisa: Paciente crítico e intensivismo, saúde da criança e do adolescente, violência doméstica e violência no namoro.

  • Fernanda de Souza Andrade Araújo

    Enfermeira Graduada pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

  • Félix Kaique Bernardo Borges, Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns

    Graduando de Medicina

  • Odair Queiroz de Holanda, Hospital Regional Fernando Bezerra

    Enfermeiro graduado pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Atua na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Fernando Bezerra, Ouricuri-PE.

  • Maria Elda Alves de Lacerda Campos, Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

    Professora Assistente da Universidade de Pernambuco.UPE. Integrante do Núcleo Docente Estruturante - NDE. Vice líder do Grupo de Pesquisas Teorias e Práticas em Doença, Saúde e Cura atuando na linha de pesquisa Estudos e ações de vigilância em saúde: tecnologias, inovações e intervenções. CNPq. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Mestre em Vigilância sobre Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas - UPE (2009). Concentra atividades voltadas para as áreas: Saúde coletiva e pública. Desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão sobre educação em saúde, imunização, relações de violência e implicação na saúde de idosos, política de atenção, mobilidade e constituição de sujeitos. Doutoranda do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE - UFRGS - 2018-2021.

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Publicado

15-11-2019

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Acidentes por motocicleta e fatores associados à condição de habilitação dos condutores. (2019). Archives of Health Sciences, 26(2), 130-135. https://doi.org/10.17696/2318-3691.26.2.2019.1500